O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Rodeio Bonito, quarta-feira, 25 de dezembro de 2024 (55) 3798-1155 /
Atendimento: De segunda-feira a sexta-feira, 7h30 às 11h30 | 13h00 às 17h00
Idioma
Português
English
Español
Francese
Deutsch
Italiano
Notícias por Categoria
Tradicional evento dos suinocultores reúne público aproximado de mil pessoas em Rodeio Bonito.
RODEIO BONITO Este evento que acontece aqui em Rodeio Bonito o 44º realizado no Rio Grande do Sul tem um significado muito importante e ocorre num momento muito especial. Eu diria que é o momento da retomada. Com essas palavras, o presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Francisco Turra, e então palestrante desta edição do Dia do Estadual do Porco, definiu o evento.
Turra falou sobre os cenários e perspectivas da suinocultura para as quase mil pessoas que prestigiaram a 44ª edição do Dia Estadual do Porco na última sexta-feira (10), no Ginásio Municipal Antônio Trento. Suinocultores, representantes de cooperativas e agroindústrias, veterinários, agrônomos e outros profissionais de empresas do setor e autoridades ligadas à atividade reafirmaram, por mais um ano, a força da suinocultura no Estado e no País. Estamos reunidos para mostrar a qualidade do produto, como se produz e o produto em si. O Brasil tem 76 mercados abertos e ainda está muito nas mãos do mercado russo, que permanece em vias de reabrir. Por isso digo que este é um momento histórico que acontece em Rodeio Bonito, pois estamos em condições de mostrar ao mundo que o Brasil nunca apresentou um problema de peste suína clássica africana, por exemplo, e que está presente praticamente em todos os continentes, disse. O palestrante destacou ainda que o Brasil exporta para a China, Japão, Coréia do Sul e agora busca-se o México, além da reabertura da Rússia. Esses são os cinco maiores mercados compradores de carne suína. Caso o Brasil feche com a Rússia e o México nós estaremos vencendo a crise da carne suína para os próximos anos, ressaltou.
Para o prefeito de Rodeio Bonito, José Arno Ferrari, o resultado da suinocultura apresenta-se constantemente no cotidiano do Município. Antigamente nossa região era considerada a região da fome e esta realidade foi modificada em função da suinocultura que agregou renda e trouxe dignidade aos nossos produtores. Receber o Dia Estadual do Porco em nosso município é motivo de alegria e representa a coroação de todo o trabalho feito ao longo dos anos, frisou Ferrari. Com toda certeza, a suinocultura mudou o nível da nossa sociedade oferecendo mais condições de vida aos nossos trabalhadores da roça, complementou.
O presidente da Associação de Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul ACSURS, Valdecir Luis Folador, ressaltou que a cada ano mais pessoas engajam-se ao evento, o que demonstra a força da atividade no RS. A suinocultura é uma atividade primária de grande importância seja para a economia ou socialmente, pois gera emprego e renda. Com o Dia Estadual do Porco também queremos proporcionar ao suinocultor um momento para troca de experiências com outros profissionais e de busca de conhecimento, destaca Folador.
Candidatos RS
A ACSURS e o Governo de Rodeio Bonito convidaram os cinco candidatos a governador do RS mais bem posicionados na pesquisa eleitoral realizada no período de 6 a 11 de junho de 2018 (Paraná Pesquisas) para apresentarem suas ideias ao público do 44º Dia Estadual do Porco. Após várias tentativas de levá-los ao evento e mesmo estando em suas pré-agendas até o início da semana, apenas um deles confirmou sua presença. Infelizmente, aqueles que não participaram perderem a oportunidade de exporem seus projetos a um dos setores primários mais importantes da economia gaúcha, ressalta Folador. O único candidato que esteve no evento foi Eduardo Leite, que ocupou aproximadamente 20 minutos em sua fala.
Homenagem
Outro destaque da programação foi a homenagem feita à Suinocultura Acadrolli pelos 70 anos de atuação no município de Rodeio Bonito e região. Uma placa foi entregue pelo presidente da ACSURS e pelo prefeito de Rodeio Bonito ao empresário suinocultor Sady José Acadroli.
Parceiros
O 44º Dia Estadual do Porco contou com o apoio institucional da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Fundo de Desenvolvimento e Defesa Sanitária Animal (Fundesa), Sindicato das Indústrias de Produtos Suínos (Sips), Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi RS), Emater/RS, Associação Comercial e Industrial de Rodeio Bonito, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e CTG Gaudérios do Rodeio. Contou com o patrocínio de Banrisul, Suinocultura Acadrolli, Farenzena, Importherm, Machado Agropecuária, Bacsol/Agrodanielli/Condesp, Construrohr, DB Genética Suína, De Heus, Magnani, Mig-PLUS, Minitube, American Nutrients, Topgen, Tectron, Vetoquinol, Zoetis, Agroceres PIC, Cargill/Nutron, Ipeve, Sicredi, Cooper A1 e Creluz.
Entre as autoridades presentes, o secretário da Agricultura, Pecuária e Irrigação do RS, Odacir Klein, que representou o governador do Estado; o secretário do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo do RS, Tarcísio Minetto; o presidente da Frente Parlamentar Mista da Suinocultura da Câmara dos Deputados, deputado Federal Covatti Filho; presidente da Frente Parlamentar de Apoio à Suinocultura Gaúcha na Assembleia RS, deputado Estadual Aloísio Classmann; e deputado Federal Jerônimo Göergen, que representou a Câmara dos Deputados.
Texto: Jornalista Simone Jantsch | Assessoria de Comunicação da ACSURS
Fique por dentro dos índices - ver todas
HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
De segunda-feira a sexta-feira, 7h30 às 11h30 | 13h00 às 17h00
Versão do sistema: 2.0.0 - 19/12/2024
Portal atualizado em: 24/12/2024 11:22:56