Rodeio Bonito, domingo, 19 de maio de 2024 Telefone (55) 3798-1155

Terç

Administração - Quarta-feira, 26 de Junho de 2019

AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA TRATAR DA PONTE DO RIO DA VÁRZEA

Creluz realizou Audiência Pública para tratar sobre a conclusão da obra da ponte que ligará Liberato Salzano a Rodeio Bonito.

AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA TRATAR DA PONTE DO RIO DA VÁRZEA

Em Audiência Pública realizada na manhã de terça-feira, 25 de junho, na sede da Fundaluz, em Pinhal, RS, o presidente do Grupo Creluz, Elemar Battisti confirmou auxílio financeiro para a conclusão da ponte que ligará o município de Liberato Salzano a Rodeio Bonito.

A audiência pública, convocada pela Creluz, reuniu aproximadamente 400 pessoas entre autoridades,lideranças e público em geral. A obra da ponte é uma reivindicação de tempos e muito se deve ao compromisso da Creluz com o desenvolvimento regional sendo que a cooperativa doou para a Associação dos Municípios da Zona de Produção - AMZOP, o projeto completo para a busca e liberação de recursos. Salienta-se que, entre levantamento estrutural, hidrográfico, topográfico e de acesso, além de outros estudos, a Creluz já investiu R$ 502 mil no referido projeto. De acordo com o presidente do Grupo Creluz, Elemar Battisti, “Se não houvesse o projeto, certamente teríamos perdido os recursos”.

Chefes do Executivo de alguns municípios que participaram da audiência, já sinalizaram auxílio financeiro, a fim de, em forma de parceria, concluir a obra.

Gilson de Carli, Prefeito de Liberato Salzano, solicitou o apoio aos municípios da Amzop e destacou as dificuldades burocráticas enfrentadas. De acordo com De Carli, “hoje precisamos solucionar um problema, não tão grande como quando começamos a buscar meios de construir a ponte, que não é só de Liberato Salzano ou Rodeio Bonito, mas da região. Falta pagar a licença ambiental para a Fepam, um valor de R$ 90 mil, e por isso contamos com a ajuda dos municípios para que a obra não pare”.

De acordo com o Prefeito de Rodeio Bonito José Arno Ferrari, foi importante o olhar da região para a questão. “Se ficarmos esperando pelo governo, com certeza a conclusão da ponte fica comprometida. E essa ligação é necessária para o desenvolvimento da região. Quando há essa união, as coisas acontecem com mais facilidade. Com esse acesso, vamos incentivar a integração de aviários com o frigorífico de Trindade do Sul, por exemplo”, destacou.

A obra da ponte foi iniciada em 2014 com recursos do Ministério da Integração Nacional. O acesso sobre o rio da Várzea vai encurtar distâncias entre os municípios da região, permitir o escoamento da produção agrícola e ainda facilitar o deslocamento de ambulâncias para polos de saúde e de ônibus para as cidades universitárias. Atualmente, a balsa já não presta o serviço no local, obrigando motoristas a usarem o trajeto via BR-386 (Constantina).

A ponte tem extensão de 150 metros, custo de R$ 5,7 milhões e está quase pronta. Em virtude do intervalo de tempo entre a aprovação do projeto e a liberação do recurso – foram cinco anos –, a empresa responsável só realiza a etapa final após pagamento de adicional, na ordem de R$ 522 mil. Segundo o prefeito de Carli, o aditivo com a empresa já foi assinado e a luz no local já foi ligada para que sejam finalizados os trabalhos. O prazo para conclusão é de 90 dias.

No mês de maio, o governo federal deixou claro que não irá liberar mais valores para terminar a obra.