Rodeio Bonito, domingo, 12 de maio de 2024 Telefone (55) 3798-1155

Administração - Quarta-feira, 21 de Agosto de 2019

MAIS TURMAS SEM AULA

Todas as turmas da EMEI Mundo da Criança estão com atendimentos cancelados em virtude de surto de uma doença conhecida como mão-pé-boca.

MAIS TURMAS SEM AULA

Na manhã desta quarta-feira, 21 de agosto, as Secretarias de Educação, Cultura e Desportos e Saúde e Ação Social de Rodeio Bonito decidiram pela suspensão no atendimento de todas as turmas da Escola Municipal de Educação Infantil Mundo da Criança.

A decisão está embasada no fato de que, desde o início da semana, crianças que frequentam o educandário vêm apresentando sinais de uma doença conhecida como mão-pé-boca, a qual é facilmente transmitida na faixa etária dos alunos que frequentam o espaço.

De acordo com a Secretária Municipal de Educação, Cultura e Desportos Elena Granella Presotto, "a primeira medida tomada foi a suspensão nos Berçários; tivemos que ampliar o cancelamento para as turmas do Maternal e, como mais crianças vêm apresentando esses sintomas, buscando atendimento na Unidade Básica de Saúde, optamos, em conjunto, pelo cancelamento geral dos atendimentos na EMEI Mundo da Criança, evitando assim que mais crianças venham a contrair a doença, uma vez que, mesmo não sendo extremamente grave, causa grande mal estar nos alunos. Por isso essa medida, que busca a prevenção de contágio".

Os servidores que atuam no educandário realizarão a desinfecção do espaço, conforme informações passadas pela nutricionista Andrea Gambetta: "todas as salas de aula, brinquedos, utensílios de cozinha, mamadeiras serão desinfectados, eliminando assim o risco de contágio".

As crianças contagiadas apresentam sintomas como febre alta, estomatite (aftas), enjoos, seguidos do aparecimento de manchas vermelhas na boca, amígdalas e faringe. Pequenas bolhas nas palmas das mãos e nas plantas dos pés também aparecem, em alguns casos. A doença é causada pelo vírus Coxsackie, da família dos enterovírus. A forma de transmissão, por meio do contato direto entre as pessoas ou com as fezes, saliva e outras secreções, torna a doença extremamente contagiosa.

Não existe vacina contra a enfermidade e o tratamento ocorre apenas de forma sintomática.

Durante a tarde de quarta-feira, 21 de agosto, as crianças ainda serão recebidas, uma vez que nem todos os pais estarão organizados com os cuidados dos filhos nesse período. A partir da manhã de quinta-feira, 22, a escola não terá atendimento, sendo que o retorno das atividades acontecerá no dia 02 de setembro, período este que garante que o vírus esteja totalmente eliminado.