Rodeio Bonito, quinta-feira, 28 de março de 2024 Telefone (55) 3798-1155

Administração - Sexta-feira, 24 de Janeiro de 2020

FESTA DA PADROEIRA DO MUNICÍPIO

Confraternização acontece no dia 02 de fevereiro, dia da Padroeira Nossa Senhora dos Navegantes, na Gruta.

FESTA DA PADROEIRA DO MUNICÍPIO

A Lei Municipal N.º 404 de 20 de fevereiro de 1976, institui a criação da Bandeira do Município; no artigo 1º da referida legislação, considera que a cor Azul do símbolo está representando o firmamento e o manto da Padroeira Nossa Senhora dos Navegantes.

Desde o início da colonização de Rodeio Bonito, a devoção a Nossa Senhora dos Navegantes se mostrou destacada, visto a atividade local da época, quando o transporte de madeira se dava através do rio da Várzea e, consequentemente, pedindo proteção, os balseiros e suas família pediam proteção à Santa.

Atualmente, a celebração da Festa de Nossa Senhora dos Navegantes tem acontecido na Gruta, apesar de o espaço natural levar o nome de Nossa Senhora de Lourdes.

Em 2020, a programação da Festa da Padroeira terá Tríduo na Igreja Matriz nos dias 28, 29 e 30 de janeiro; dia 31 de janeiro celebrações nas capelas das sedes dos municípios de Pinhal e Cristal do Sul, uma vez que os mesmos pertencem à Paróquia instalada em Rodeio Bonito; no dia 01 de fevereiro, às 19:30, uma procissão terá início em frente a Igreja Matriz com destino ao Posto de Combustíveis Navegantes; já no dia 02, domingo e feriado municipal em alusão ao dia da Padroeira do Município, a programação iniciará às 09:00 com procissão a partir do Posto Navegantes até a Gruta Nossa Senhora de Lourdes, local da festividade.

Na Gruta, às 10:00, será celebrada Santa Missa, seguida de bênção da saúde. A programação prossegue com almoço, rodadas de bingo, sorteio de ação entre amigos e reunião dançante.

A organização do evento informa que as fichas para o churrasco poderão ser adquiridas nos postos de combustíveis de Rodeio Bonito e também na Casa Paroquial. O valor da ficha é de R$ 25,00 para 1,5 Kg de carne suína e R$ 60,00 para 2,5 Kg de carne de gado. No local do evento haverá serviço de copa e cozinha.