Rodeio Bonito, sexta-feira, 29 de março de 2024 Telefone (55) 3798-1155

Saúde - Quinta-feira, 23 de Julho de 2020

SAÚDE PREVENTIVA

Unidade de Saúde Luigia Zanatta Valduga concentra atendimentos e ações que visam a prevenção de doenças e qualidade de vida.

SAÚDE PREVENTIVA

A Secretaria Municipal de Saúde e Ação Social de Rodeio Bonito concentra os atendimentos de prevenção a doenças ou tratamentos complementares na Unidade de Saúde Luigia Zanatta Valduga.

No complexo, atuam a Agente de Combate a Endemias, Artesã, Assistente Social, Educador Físico, Fisioterapeuta, Fonoaudióloga, Nutricionista, Psicóloga, Terapeuta Ocupacional e Vigilante Sanitário.

Dentre os trabalhos realizados pela equipe da Unidade Luigia Zanatta Valduga, pode-se elencar o clínico individual para crianças, adolescentes, adultos e idosos; orientação clínica conjunta para pais, casais e núcleo familiar; elaboração de laudos e relatórios para o judiciário, escolas entre outros; visitas e atendimentos domiciliares, além de reuniões de planejamento da equipe.

Os trabalhos do Núcleo de Apoio à Atenção Básica – NAAB – que tem sua equipe composta por Assistente Social, Psicóloga e Artesã, tem sua referência de atendimento nesta Unidade e trabalha em conjunto com as equipes de atenção básica na ampliação do cuidado em saúde mental, álcool e outras drogas.

Falando especificamente do NAAB, destaca-se algumas ações realizadas, como: trabalho grupal semanal e quinzenal, que atualmente consta 07 grupos, totalizando 56 participantes; trabalho grupal com profissionais da saúde, mensalmente; intervenções interdisciplinar juntamente com a atenção básica aos pacientes em tratamento psiquiátrico e orientações às suas famílias; atividades realizadas nas escolas do município referentes a campanha do setembro amarelo; auxílio na organização das conferências municipais; e, em parceria com NASF, ações de combate e prevenção ao uso de álcool e outras drogas nas escolas do município.

O Núcleo de Apoio à Saúde da Família – NASF – também está com a equipe instalada no local, a qual tem por objetivo apoiar a consolidação da “Atenção Primária”, ampliando as ofertas de saúde na rede de serviços, assim como a resolutividade, a abrangência e o alvo das ações. Atualmente, suas diretrizes estão em processo de modificação.

Nas ações do NASF, destaca-se sua participação em atividades como o Dia do Desafio, em parceria com o SESC; exercícios físicos para grupos de crianças, adultos e terceira idade no interior e na cidade; grupos de atividades físicas na Academia de Saúde; realização da “Pedalada pela Vida”, em parceria com o NAAB; participação nas ações do projeto “Estar Bem”, grupos realizados nas comunidades do município em parceria com NAAB, CRAS e Emater/Ascar.

O Setor de Vigilância Sanitária realiza, paralelo as questões diretamente sanitárias, as atividades de: vistoria e liberação de Alvará Sanitário aos estabelecimentos comerciais e de saúde; vistorias ambientais; coleta de amostra d’água e encaminhamento para análise, a fim de monitorar a qualidade da água consumida pela população; e também, em parceria com o Setor de Endemias, recebe e investiga denúncias relacionadas ao lixo e problemas de saneamento básico, além de investigação aos focos do mosquito Aedes Aegypti.

E, finalizando a relação de atividades realizadas na Unidade de Saúde Luigia Zanatta Valduga, o Setor de Combate a Endemias desenvolve o “Programa Rodeio contra o Aedes Aegypti”, através de mutirões de limpeza para controle de focos e orientações para a população, em parceria com os Agentes Comunitários de Saúde; controle do mosquito “Borrachudo”, com aplicação de larvicida biológico nos locais de água corrente; controle da “Doença de Chagas”, com visitas domiciliares para investigação contra o inseto transmissor e atividades de orientação e conscientização nas escolas do município.

Assim como todos os setores, em 2020 o trabalho na Unidade de Saúde Luigia Zanatta Valduga também sofreu alterações em decorrência da pandemia. Neste momento, os grupos presencias estão suspensos, mas as atividades dos profissionais continuam. Os trabalhos psicossociais e artesanais do NAAB permanecem, ainda que a distância e de forma individual, via contato telefônico ou, se necessário, através de visita domiciliar.

As atividades físicas estão acontecendo através de gravação de vídeos com orientação do profissional, os quais são compartilhados nos grupos da Academia de Saúde e nos grupos das comunidades para que os alunos possam manter o hábito de se exercitar.

Os atendimentos individuais estão sendo realizados com restrições e agendamento com horários mais espaçados, para evitar aglomerações na Unidade, que também recebe higienização contínua, garantindo segurança nos atendimentos.

As atividades desenvolvidas na Unidade de Saúde Luigia Zanatta Valduga são subordinadas a Secretaria Municipal de Saúde e Ação Social.