Rodeio Bonito, quinta-feira, 25 de abril de 2024 Telefone (55) 3798-1155

Chuva

Saúde - Sexta-feira, 24 de Julho de 2020

O TRABALHO DA SAÚDE EM MEIO A PANDEMIA

Ainda que com ressalvas e protocolos de prevenção ao avanço do vírus, a Secretaria Municipal de Saúde e Ação Social mantém atendimentos de suporte à saúde básica.

O TRABALHO DA SAÚDE EM MEIO A PANDEMIA

O TRABALHO DA SAÚDE EM MEIO DA PANDEMIA

Mesmo em meio a pandemia, os serviços da Secretaria Municipal de Saúde e Ação Social seguem na normalidade. Depois de um processo de adaptação aos novos protocolos exigidos para conter o avanço do vírus da Covid-19, o trabalho nas Unidades Básicas de Saúde vão entrando em uma normalidade, apesar de nunca ter parado.

As 03 equipes do “Estratégia Saúde da Família”, os conhecidos ESFs, até a primeira quinzena de julho, estavam realizando o acompanhamento de 32 gestantes e de 66 puérperas que gestaram em 2019 e tiveram os partos em 2020.

Os atendimentos aos hipertensos e diabéticos permanecem. Dado importante é que são acompanhados 1.529 pacientes hipertensos e 239 pacientes diabéticos. Nesses casos, medicamentos e exames são fornecidos para o monitoramento da doença.

A Farmácia da Unidade Central de Saúde permanece com a entrega de medicação. Nesse setor, são disponibilizados mais de 200 tipos de medicamentos, sejam eles os básicos, fornecidos pelo Sistema Único de Saúde – SUS – ou os considerados não básicos, que são adquiridos pelo Município. Processos judiciais e administrativos garantem a distribuição de 163 tipos de medicamentos.

Em 2020, apesar de queda nos números de agendamento pela Regulação por conta do Coronavírus, as agendas de Mamografia oscilam mensalmente entre 45 e 60 exames; Densitometria 10 e 15; consulta com Oftalmologista de 08 a 10; Otorrino entre 02 e 03; Urologista em torno de 03; Traumatologia 12 consultas mensais, mais urgência e emergência; Vascular, 05 consultas mensais. As especialidades de Neurologia, Psiquiatria e Gastro, não estão sendo liberadas desde o mês de março. Já as cirurgias eletivas, vêm ocorrendo de acordo com a agenda do hospital referência, ou seja, do Hospital Santo Antônio, de Tenente Portela.

No que se refere a Covid-19, até a primeira quinzena de julho, a Secretaria Municipal de Saúde e Ação Social já havia realizado 102 testes rápidos, dos 240 disponibilizados no período pelo Ministério da Saúde, e coletado amostras para 14 RT-PCR (SWAB). Além dos testes, foram adquiridos EPIs e reorganizado, como já informado, os protocolos de atendimento; os monitoramentos no Município chegaram na casa de 250 pessoas desde o início da pandemia no Brasil.