Rodeio Bonito, sexta-feira, 19 de abril de 2024 Telefone (55) 3798-1155

Saúde - Segunda-feira, 03 de Agosto de 2020

DADOS DE ATENDIMENTOS

Levantamento apresenta números de atendimento em alguns setores de responsabilidade da Secretaria Municipal de Saúde e Ação Social.

DADOS DE ATENDIMENTOS

Dentre os serviços oferecidos na atenção básica de saúde, a população pode usufruir dos atendimentos de odontologia. No primeiro semestre de 2020, a Unidade Básica de Saúde registrou o atendimento de 590 Primeiras Consultas Odontológicas Programáticas, sendo que, após a avaliação inicial, o paciente retorna para dar continuidade ao tratamento básico, o que resultou em 7.419 registros de atendimentos odontológicos no período.

Outra atividade que é coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde e Ação Social são as visitas domiciliares dos Agentes Comunitários de Saúde, que em um contato direto com a população, buscam acompanhar o histórico dos pacientes, encaminhando para consultas periódicas e buscando uma prevenção de doenças com esse encaminhamento precoce, quando necessário. Os agentes também orientam sobre a utilização dos serviços de saúde. De janeiro a junho de 2020, aproximadamente 4.000 visitas domiciliares foram realizadas pela equipe, assistindo assim um grande percentual da população.

A prevenção de doenças também passa pelo setor de vacinação. Com o acompanhamento do cidadão desde a aplicação da primeira dose nos bebês até a aplicação como da Influenza em idosos, houve o registro de aplicação de 1.764 doses nos últimos 08 meses. Campanhas são realizadas de modo a chamar a atenção da importância de manter a aplicação das vacinas em dia como também a constante informação por meio de rádio ou mídia digital, informando sempre que se percebe pouca adesão da população.

Em todos esses setores, os profissionais estão sempre buscando aperfeiçoamento na execução das atividades através de planejamento, encontros e registro dos serviços prestados.