Rodeio Bonito, quinta-feira, 28 de março de 2024 Telefone (55) 3798-1155

Fazenda - Terça-feira, 16 de Maio de 2023

Equipe da Secretaria de Finanças e Patrimônio promove ações no Sabadão da Cooperação

Entre as ações desenvolvidas estiveram o cadastro de munícipes no Programa Nota Fiscal Gaúcha, troca de notas fiscais por cartelas na campanha Compra da Sorte 2023, além do esclarecimento de dúvidas e informações repassadas à população.

Sob a coordenação da secretária Rosecler da Rosa, a equipe da Secretaria Municipal de Finanças e Patrimônio realizou várias ações na Praça Gildo Possamai, durante a realização de mais uma edição do Sabadão da Cooperação em Rodeio Bonito. Evento que aconteceu no último dia 13 de maio.

A secretária Rosecler lembra ainda que as pessoas que não possuem cadastro no Nota Fiscal Gaúcha podem efetuar o mesmo através do site https://nfg.sefaz.rs.gov.br/ ou ainda pessoalmente na Prefeitura Municipal de Rodeio Bonito junto ao setor de tributos.

Todos os meses os consumidores cadastrados no programa e que compram no comércio local colocando numero do seu CPF nas notas fiscais, concorrem a premiação municipal com três prêmios nos valores de R$ 400, R$ 300 e R$ 200, além de concorrer a premiação estadual e obter outros inúmeros benefícios como:

Premiações mensais: quem é cadastrado no programa e solicita o CPF na nota automaticamente participa dos sorteios mensais do NFG. Atualmente, são R$ 700 mil sorteados por mês distribuídos em 1.111 prêmios.

Premiações na hora da compra com o Receita da Sorte: no Receita da Sorte, criado em 2019, o consumidor pode ganhar prêmios diários com resultado instantâneo. Para participar, basta colocar o CPF na nota na hora das compras e fazer a leitura do QR Code no aplicativo do NFG. Ao todo, o formato distribui quase R$ 3 milhões por ano.

Cashback no Receita Certa: o Receita Certa aumentou significativamente o retorno financeiro e a quantidade de contemplados. Na modalidade, o consumidor recebe parte do imposto de volta sempre que houver aumento real da arrecadação do ICMS do varejo, independentemente de sorteio. Para participar, é só fazer o cadastro no programa e sempre pedir o CPF na nota. A apuração é trimestral. Já são mais de R$ 85 milhões devolvidos aos cidadãos nesta modalidade.

Desconto no IPVA: além dos prêmios em dinheiro, o NFG prevê descontos de 5%, 3% e 1% no valor do IPVA para quem pede a inclusão do CPF nas notas fiscais. Para obter o desconto máximo de 5%, é preciso ter pelo menos 150 documentos fiscais no ano. No IPVA 2023, por exemplo, mais de um milhão de veículos tiveram direito ao benefício, totalizando cerca de R$ 48 milhões.

Economia com o aplicativo Menor Preço: com base nos dados dos documentos fiscais eletrônicos emitidos, a Receita Estadual vem disponibilizando serviços como o do aplicativo Menor Preço Nota Gaúcha. Disponível nas plataformas Android e IOs, a ferramenta proporciona economia no momento de fazer as compras. O consumidor pesquisa o preço do produto desejado e descobre o menor preço praticado em mais de 300 mil estabelecimentos credenciados no NFG. Já são mais de 34 milhões de pesquisas realizadas desde o seu lançamento, em março de 2019.