Rodeio Bonito, quinta-feira, 28 de março de 2024 Telefone (55) 3798-1155

Educação - Quarta-feira, 07 de Junho de 2023

Secretária de educação e diretor cultural de Rodeio Bonito participam do 28º Fórum dos Dirigentes Municipais de Cultura do RS

O 28º Fórum dos Dirigentes Municipais de Cultura do RS aconteceu paralelamente ao 41º Congresso de Municípios do RS, no Hotel Recanto Business Center, em Restinga Seca, entre os dias 05 e 07 de junho, contando com a participação de dirigentes culturais e educacionais de vários municípios do Estado, afinal o evento é chancelado pela própria Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (FAMURS).

A secretária de educação, cultura e desporto de Rodeio Bonito, professora Lurdes Ciprandi e o diretor do departamento de cultura do Município, Fernando Pertuzzati, participaram do 28º Fórum dos Dirigentes Municipais de Cultura do RS e avaliaram como muito positiva a realização do evento que contou com vários painéis e palestras.

A programação do evento discutiu o novo Ministério da Cultura e a sua relação com os municípios; a pauta sobre direitos autorais, eventos públicos e as prefeituras; e o lançamento do Dia do Patrimônio, junto com a Secretaria da Cultura do RS. Durante o evento foi realizada a eleição e posse da Executiva do Codic/RS – Gestão 2023/2025 e a posse do Colegiado de Representantes das Associações Regionais.

Ao fim do evento, foi redigida a Carta do 28º Fórum dos Dirigentes Municipais de Cultura do RS, documento em que será registrada as demandas mais relevantes para o setor, a fim de qualificar a gestão das políticas culturais nos municípios, promovendo a cultura local, valorizando a diversidade e garantindo os direitos culturais aos cidadãos.

A carta de 2022, por exemplo, teve como primeira reivindicação derrubada dos vetos das leis Aldir Blanc 2 e Paulo Gustavo, em tramitação no Congresso Nacional, e participação do Codic/RS na regulamentação e aplicação dessas leis. Outro ponto defendido foi a recriação do Ministério da Cultura, com seus respectivos escritórios regionais.