Desenvolvimento Econômico - Quinta-feira, 06 de Julho de 2023

Rodeio Bonito tem o terceiro maior crescimento populacional na região da produção segundo o IBGE

Segundo um levantamento prévio a partir da divulgação por parte do IBGE dos dados referentes ao Censo 2022, o Município de Rodeio Bonito está no top 3 entre os 43 municípios da Zona da Produção que mais tiveram aumento populacional nos últimos 12 anos. A população do município de Rodeio Bonito chegou a 6.654 pessoas no Censo de 2022, o que representa um aumento de 15,86% em comparação com o Censo de 2010. Os resultados foram divulgados na última semana pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A excelente notícia é comemorada pela atual Administração Municipal do prefeito, Paulo Duarte e da vice-prefeita, Márcia Beatriz Vedana Duarte. Os gestores destacam que a municipalidade vem realizando um grande esforço para execução de obras históricas de infraestrutura, como por exemplo a abertura da rodovia perimetral, pavimentações asfálticas e calçamentos, além de investimentos em saúde e educação, visando melhorar a qualidade de vida da população.

O setor primário também recebe atenção especial com vários incentivos e programas voltados a produção rural e em 2022, pelo sexto ano consecutivo, o Município liderou o ranking estadual de produção de suínos, segundo levantamento divulgado pela ACSURS. “Não temos duvidas de que o Município está em crescimento, fruto de um esforço conjunto da gestão pública, iniciativa privada e toda a nossa população, pois onde há um aumento populacional com certeza há também o aumento de recursos circulando e impulsionando a economia”, resume Duarte.

No ranking dos 43 municípios da região da produção, Rodeio Bonito só não tem números superiores a Trindade do Sul, que alcançou um crescimento populacional de 30,57%, muito em razão dos fortes investimentos do setor privado frigorifico e Pinhal com 17,75%. Os dados do Censo também revelam que a população do Brasil é de 203.062.512, um aumento de 6,45% em relação ao Censo de 2010. No estado do Rio Grande do Sul, a população é de 10.880.506, o que representa um aumento de 1,74% quando comparado ao Censo anterior. Ou seja, o Município apresentou um crescimento maior que o Estado e o País.

O Censo é uma pesquisa realizada em média a cada 10 anos pelo IBGE; a anterior foi realizada em 2010.O levantamento realiza uma ampla coleta de dados sobre a população brasileira e permite traçar um perfil socioeconômico do país. Além de saber exatamente qual o tamanho da população, o Censo visa obter dados sobre as características dos moradores como idade, sexo, cor ou raça, religião, escolaridade, renda, saneamento básico dos domicílios, entre outras informações.

Edevaldo Stacke/Ascom Rodeio Bonito