Obras - Sábado, 18 de Novembro de 2023

Rodeio Bonito estima prejuízo de mais de R$ 2 milhões na estrutura publica após temporais

O Município de Rodeio Bonito em todo o seu território vem sofrendo muitos prejuízos ocasionados pelas fortes chuvas que vem acontecendo a cerca de três meses. A Administração Municipal vem trabalhando intensamente, principalmente na tentativa de recuperar estradas e acessos danificados pelos fenômenos climáticos, garantindo a trafegabilidade em todas as vias do Município.

Porém, o quadro se agravou na última semana quando o Município voltou a registrar grandes volumes de chuva e temporais. Em um mesmo dia, na quinta-feira 16 de novembro, Rodeio Bonito registrou dois temporais de grande intensidade, o primeiro por volta das 03 horas da madrugada e o segundo por volta das 21 horas.

Em poucos minutos a força do vento acompanhada da queda de granizo deixou um cenário desolador em vários pontos do Município como o Distrito Industrial, as margens da RS 587, onde galpões tiveram a sua cobertura arrancada e próximo a Linha São Cristóvão, Bairro Santo Antônio e outros pontos aleatórios.

Um dos atrativos turísticos, o túnel verde que ornamenta a principal entrada da Cidade, foi fortemente atingido com muitos galhos quebrados que inclusive causaram a obstrução da rodovia, tanto na madrugada como na noite do dia 16. Porém, a rodovia foi liberada com as equipes e máquinas da Prefeitura Municipal trabalhando com muita agilidade e eficiência, além da ação de voluntários.

O prefeito de Rodeio Bonito Paulo Duarte lamentou os prejuízos deixados pelo temporal e transmitiu aos empresários uma mensagem de otimismo e fé para a reconstrução e recuperação do que foi perdido. No que diz respeito a estrutura pública, Duarte estima em mais de R$ 2 milhões o prejuízo deixado pelos temporais com a destruição de estradas, acessos, tubulações, pontilhões e danos a pavimentações em vias rurais e urbanas.

O prefeito pede compreensão a população pois não há um prazo estimado para a recuperação dos danos causados, pelo contrário, o temor é que esses fenômenos climáticos continuem acontecendo e prejudicando o andamento dos trabalhos. O gestor anunciou ainda que a Administração Municipal vai providenciar a retirada das estruturas metálicas que foram arremessadas pela força do vento sobre o Cemitério Municipal e está elaborando o decreto de situação de emergência.

“Pedimos a compreensão e a colaboração da comunidade, pois a Administração Municipal não está medindo esforços para atender as emergências e socorrer a nossa comunidade neste momento difícil, porém também precisamos de condições adequadas para a execução dos trabalhos além do cuidado com a questão jurídica, sempre observando o que a legislação nos permite fazer”, resume o prefeito Paulo Duarte.

Edevaldo Stacke/Ascom Rodeio Bonito