Rodeio Bonito, sábado, 27 de abril de 2024 Telefone (55) 3798-1155

Terç

Saúde - Sábado, 23 de Dezembro de 2023

Mutirão de combate à dengue realiza varredura no Município de Rodeio Bonito

Nesta semana aconteceu em Rodeio Bonito um mutirão de combate à dengue reunindo a equipe das agentes de saúde do Município. Ao todo 17 pessoas participaram das atividades percorrendo interior e cidade.

Mutirão de combate à dengue realiza varredura no Município de Rodeio Bonito

Segundo a agente de endemias do Município, Letícia Taschetto, vários focos de reprodução do mosquito aedes aegypti foram encontrados em locais com água parada. O alerta a ser feito é que a comunidade cuide das suas residências e dos seus terrenos, eliminando qualquer local que possa servir como criadouro para o mosquito que além de transmitir a dengue também transmite a febre chicungunha e o zika vírus.

Entre as principais medidas de prevenção a procriação do mosquito estão: verificar se a caixa d’água está bem tampada, deixar as lixeiras bem tampadas, colocar areia nos pratos de plantas, recolher e acondicionar o lixo do quintal, limpar as calhas, cobrir piscinas, tapar os ralos e baixar as tampas dos vasos sanitários, limpar a bandeja externa da geladeira, limpar e guardar as vasilhas dos bichos de estimação, limpar a bandeja coletora de água do ar-condicionado, cobrir bem a cisterna e cobrir bem todos os reservatórios de água, além de evitar o acumulo de lixo a céu aberto e em local inapropriado.

A preocupação aumenta ainda mais em Rodeio Bonito à medida que há pouco tempo o Município passou por um surto da doença e muitas pessoas contraíram dengue, diante disso, uma nova contaminação pode fazer com que a pessoa que já teve dengue evolua rapidamente para um quadro mais grave, como por exemplo a dengue hemorrágica, conforme destaca a secretária municipal de saúde, Janaína Conzatti de Pelegrin.

“Por isso queremos pedir a contribuição de toda a comunidade para nos ajudar a combater a dengue através da eliminação de possíveis locais onde este inseto possa se proliferar, é uma questão de saúde pública que envolve toda a nossa população, temos que estar muito atentos e vigilantes”, finaliza a secretária municipal de saúde.

Os principais sintomas da dengue são; febre alta acima de 38.5ºC, dores musculares intensas, dor ao movimentar os olhos, mal-estar, falta de apetite, dor de cabeça e manchas vermelhas no corpo.

Edevaldo Stacke/Ascom Rodeio Bonito