A XII Conferência Municipal de Assistência Social de Rodeio Bonito, realizada pelo Conselho Municipal de Assistência Social - CMAS - e pelo Centro de Referência de Assistência Social - CRAS - aconteceu na tarde do dia 11 de maio, no CTG Gaudérios do Rodeio, tendo como tema principal a "Garantia de Direitos no Fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social - SUAS".
A Conferência teve por objetivo reafirmar o papel da Assistência Social como política garantidora de direitos e da urgente necessidade de dar possibilidades a esta contribuição para a sociedade brasileira. Na ocasião, também foram eleitos os delegados para a Conferência Estadual, sendo um representante governamental e dois não-governamentais, titular e suplente. Ficaram eleitos: Ingrid Cavalheiro Mattos e Maria Ivone Garbin, titular e suplente governamental e Ismael Mignoni e Naiara Beatriz Pasquetti, como titulares não-governamental e Eloir Bertoletti e Zulmira Araújo da Silva como suplentes.
Os eixos apresentados foram:
EIXO I: A proteção social não-contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais;
EIXO II: Gestão democrática e controle social: o lugar da sociedade civil no SUAS;
EIXO III: Acesso às seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de direitos socioassistenciais;
EIXO IV: A legislação como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos para a garantia dos direitos socioassistenciais.
O Prefeito José Arno Ferrari e o Vice Paulo Possamai estiveram na abertura do evento, que teve mais de uma centena de participantes e contou com a presença do Secretário da Saúde e Ação Social, Marcelo Lavratti, além do palestrante, pesquisador do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário, Carlos Eleandro de Oliveira.
Rodeio Bonito