Ao final da ação, o volume de lixo retirado do Lajeado Rodeio rendeu uma carga de caminhão, em um trajeto aproximado de 2 Km. Segundo a Agente de Endemias, Letícia Taschetto, "impressiona que, no lixo recolhido, percebe-se uma grande variedade de materiais descartados de forma incorreta; lixo doméstico, muitos deles ensacados e que poderiam ser descartados em uma lixeira ao invés da beirada do lajeado, por exemplo. também muitas garrafas pet, peças de rádio e televisores, lembrando que periodicamente são realizadas coletas de lixo eletrônico. Ainda, muito plástico e lonas, os quais poderiam não estar ali se houvesse uma consciência maior dos danos que causam ao ambiente".
Letícia destaca também que "é de comum acordo do grupo que realizou a ação a esperança de que os cidadãos que depositam lixo no lajeado ou em matas próximas do mesmo, conscientizem-se e comecem a dar destino correto para este lixo".
No cronograma da Prefeitura, a coleta seletiva de lixo é realizada na cidade todas as terças-feiras e sábados para o lixo orgânico e nas quintas-feiras para o lixo seco, salientando que o roteiro do caminhão prevê o recolhimento em todas as ruas da cidade. Nesse sentido, pede-se a colaboração da população para que descarte o lixo nos dias e horários indicados, bem como se houver falha no recolhimento, que seja informado ao Departamento do Meio Ambiente. Ainda, sabendo de descarte irregular de lixo, denuncie para que sejam tomadas as devidas providências.
Rodeio Bonito