De acordo com a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Adriane Pasquali, a Conferência é um importante espaço de articulação entre governo e sociedade civil, comprometidos em buscar alternativas que venham ao encontro das necessidades enfrentadas por pais, educadores, profissionais e sociedade no que tange ao atendimento voltado à nossas crianças e adolescentes, fortalecendo as estratégias/ações de enfrentamento às violências e considerando a diversidade. E tem por finalidade avaliar, discutir e propor alternativas visando o fortalecimento de políticas públicas voltadas à infância e adolescência de nosso município, conclui.
Vale destacar que o tema central da Conferência foi: Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamento das Violências, sendo trabalhado 05 eixos para elencar propostas que serão discutidas e aprovadas na Conferência Estadual no período de 17 a 19 de junho de 2019, em Porto Alegre, RS.
Os assuntos dos eixos para debate foram:
1.Garantia dos Direitos e Políticas Públicas Integradas e de Inclusão Social;
2.Prevenção e Enfrentamento da Violência Contra Crianças e Adolescentes;
3.Orçamento e Financiamento das Políticas para Crianças e Adolescentes;
4.Participação, Comunicação Social e Protagonismo de Crianças e Adolescentes;
5.Espaços de Gestão e Controle Social das Políticas Públicas de Promoção, Proteção e Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes.
Ainda, foram eleitos os delegados para representar o município na Conferência Estadual. Confira a relação:
Delegado Titular
Adriane Pasquali - Conselheira de Direitos - Governamental
Delegado Suplente
Isabela Szadkoski - Conselheira de Direitos - Não Governamental
Delegado Titular
Marcia Andreia Vargas - Rede de Atendimento
Delegado Suplente
Marlei Vivan Tomazoni - Conselheira Tutelar
Delegado Titular
Lucas Batistti Casali - Adolescente
Delegado Suplente
Monica Marangon - Adolescente
Na abertura do evento, alunos da APAE participaram com uma apresentação artística; já o público, contou com aproximadamente 200 pessoas entre professores, alunos, conselheiros tutelares, membros do Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes, sociedade civil. Destaca-se, ainda, a participação do Prefeito Municipal José Arno Ferrari que acompanhou todo o trabalho.
Rodeio Bonito