O ano de 2020 realmente será lembrado por um período onde a busca por soluções do que até então era óbvio no cotidiano, precisou ser encontrada. E como todas as áreas, a Educação precisou se reinventar em muitos aspectos, pois além do ensino em si, a estrutura integra lazer, cultura, transporte e alimentação, entre tantos outros segmentos.
Em se tratando de alimentação, por estar no início do ano letivo, as escolas já disponibilizavam de estoque ou programação de recebimento de produtos para a merenda escolar. Sem aula, não teve merenda. E como a previsão de retorno foi sendo adiada, tanto que até o momento não há certeza de retorno, os alimentos não foram consumidos.
Assim, com base nas orientações recebidas do Ministério Público de Erechim e da Promotoria Regional de Passo Fundo, RS, o estoque de produtos não perecíveis que estavam armazenados nas escolas, foram distribuídos no mês de junho para alunos oriundos de famílias que possuem uma maior necessidade assistencial. A identificação dos estudantes que receberam as cestas básicas da merenda escolar foi através das direções, que possuem dados das famílias dos educandos.
Também por orientação do Ministério Publico, foi realizado um levantamento em todas as escolas municipais, a fim de identificar os alunos que recebem o benefício do Bolsa Família e estão cadastrados no Cadastro Único, levantamento este que foi enviado para o MP e está no aguardo de novas recomendações no que se refere a recursos da merenda escolar.
Além dos produtos, os servidores tiveram ajustes em suas atividades. Algumas das merendeiras e serventes do Município estão executando a higienização constante das salas que estão sendo utilizadas pelos professores nos planejamentos das aulas para os alunos, enquanto outras foram realocadas para outros setores da estrutura pública, com o intuito de reforçar a limpeza dos locais que continuam a realizar, embora de forma diminuída, o atendimento presencial.
Diferente dos produtos alimentícios, o material de limpeza como álcool em gel, álcool líquido e água sanitária, estão sendo entregues com regularidade para utilização nas escolas.
Rodeio Bonito