Rodeio Bonito desponta em ranking nacional de qualidade de vida e longevidade

Saúde - Segunda-feira, 30 de Outubro de 2023


Rodeio Bonito desponta em ranking nacional de qualidade de vida e longevidade

O Índice de Desenvolvimento Urbano para a Longevidade (IDL), criado pelo Instituto de Longevidade é um instrumento que mede do grau de preparação dos municípios brasileiros para o envelhecimento de suas comunidades. Por meio do IDL, são reveladas as atuais condições de 5.570 cidades brasileiras, tendo em vista sua capacidade de oferecer serviços e infraestrutura que atendam às necessidades básicas de vida, considerando especialmente os adultos idosos.

Segundo o IDL, o município de Rodeio Bonito é o segundo melhor para se envelhecer no Brasil na categoria de cidades pequenas, ficando atrás apenas de Peritiba, em Santa Catarina. A cidade de Rodeio Bonito ficou com 72,9 pontos no quesito economia, no quesito socioambiental obteve 65,4 pontos, e no quesito saúde 77,5 pontos, rendendo-lhe assim a segunda colocação na categoria. Os dados foram divulgados em reportagem do Jornal Nacional na noite de quinta-feira 26 de outubro.

Destaque para o quesito saúde, onde o município ficou com quase 20 pontos acima do terceiro colocado neste critério, diferença que não ficou atrás em nenhum outro critério na mesma proporção. Outros três municípios gaúchos figuram entre os dez melhores. Na terceira colocação o município de Dois Lajeados, na sétima colocação São Martinho, e na décima colocação Boa Vista do Buricá.

Para o prefeito de Rodeio Bonito, Paulo Duarte, estes índices indicam que o Município está no caminho certo e que as politicas de saúde pública adotadas pela atual administração estão apresentando bons resultados. Duarte compartilha esta boa notícia com toda a equipe que desenvolve o trabalho voltado para a saúde e o bem estar da população salientando também a importância do comprometimento da comunidade em colaborar com a municipalidade.

Recentemente o Município também recebeu o selo ouro da Secretaria Estadual da Saúde: O selo ouro é uma certificação conferida pela Secretaria Estadual da Saúde às UBSs que fazem parte da Rede Bem Cuidar e que implementaram ações do programa direcionadas aos idosos. Os municípios que receberam o selo ouro atingiram índices elevados na promoção da saúde dos idosos, a partir da análise de critérios como mapeamento dessa população em seu território, qualificação da assistência farmacêutica e do acolhimento, além de implementação de avaliação multidimensional dos idosos.

 

Edevaldo Stacke/Ascom Rodeio Bonito. 

Prefeitura Municipal


Rodeio Bonito