As entidades e associações culturais de Rodeio Bonito, devidamente cadastradas como produtores culturais no município, que participaram do Edital de Chamamento Público Cultural 01/2023, com o objetivo de fortalecer o segmento cultural através dos recursos do Ministério da Cultura via Lei Paulo Gustavo, assinaram os termos de execução cultural com o Município.
O montante recebido pelo Município é de R$ 66.114,51 abrangendo as modalidades do audiovisual e outras modalidades culturais, totalizando 16 projetos que serão executados em 2024.
Associação de Resgate da Cultura Italiana Bel Cantare, CTG Gaudérios do Rodeio e JCI Rodeio Bonito participaram de formação, elaboraram projetos, cadastraram os mesmos nos prazos do edital, tiveram o parecer favorável da comissão de avaliação e agora formalizam o recebimento do recurso.
“Rodeio Bonito nunca havia aberto edital para o segmento cultural neste formato. Foi um desafio, como Prefeitura, entender o processo e, da mesma forma, para os produtores culturais. Tudo é novo, não só em Rodeio Bonito, mas na maioria dos municípios do Brasil, que tem acesso a esses recursos pela primeira vez”, destaca o diretor cultural do Município Fernando Pertuzzati.
O prefeito Paulo Duarte destaca que sem dúvidas o segmento cultural ganha com esta iniciativa, pois é assim que se fortalece a economia criativa e desperta para a amplitude do mercado de trabalho dos profissionais da arte, salientando a importância da valorização da cultura local.
Nos próximos dias, o Município fará a adesão aos recursos da Lei Aldir Blanc, que também prevê ações na esfera cultural.
Rodeio Bonito