O Serviço de Inspeção Municipal de Rodeio Bonito, juntamente com os Agentes Fiscais Agropecuários Estaduais, através de ações de combate a clandestinidade e educação sanitária vem buscando coibir a comercialização dos produtos de origem animal sem inspeção e o trânsito de animais sem Guia de Trânsito Animal (GTA).
Mas na data de hoje será abordado um breve texto sobre o bem estar animal:
A relação entre homem e animais no contexto do Bem-estar Animal é analisada considerando diferentes situações, tendo como norteamento o conceito das cinco liberdades. Desta forma, todos os animais devem:
1. Ser livres de medo e estresse.
2. Ser livres de fome e sede.
3. Ser livres de desconforto.
4. Ser livres de dor e doenças.
5. Liberdade para expressar seu comportamento ambiental.
Nas propriedades rurais, tem como propósito garantir o acesso dos animais a comida e água fresca, manejo adequado, cuidados veterinários e, também, à socialização. É comprovado que os animais criados sob condições que possam expressar o comportamento que teriam na natureza estarão mais perto de levar uma vida sem sofrimento – ou seja, com bem-estar. Estudos mostram que essas boas práticas trazem ganhos para todas as partes envolvidas. Os animais, é óbvio, deixam de sofrer desnecessariamente. Já os produtores se beneficiam com o fato de alcançarem, por meio da diminuição de mortes por doenças e de gastos com medicamentos e veterinários. Por fim, os consumidores, por sua vez, têm acesso a produtos de maior qualidade e a certeza de contribuir para fortalecer uma cadeia produtiva mais ética.
Sempre que observar algum tipo de maus tratos animais denuncie. Para qualquer dúvida e-mail: sim@rodeiobonito.rs.gov.br
Rodeio Bonito