A Conferência Nacional de Cultura (CNC) está de volta e iniciou na última segunda-feira 04 de março. Com o tema “Democracia e Direito à Cultura", o evento deve reunir mais de 3 mil participantes de todo o Brasil no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília (DF). A cerimônia de abertura contou com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.
Até a sexta-feira (08/03), a 4ª CNC vai debater políticas públicas culturais e definir orientações prioritárias para assegurar transversalidades nas ações do setor. As propostas aprovadas durante a Conferência vão embasar as diretrizes do novo Plano Nacional de Cultura (PNC), que nortearão a pasta na próxima década.
Com adesão de 100% das Unidades Federativas do País, as delegadas e delegados que participam da etapa nacional da Conferência elegeram, nas fases estaduais e distrital, aproximadamente 140 propostas que serão debatidas entre 12 grupos de trabalho e seis eixos temáticos:
Eixo 1 - Institucionalização, Marcos Legais e Sistema Nacional de Cultura;
Eixo 2 - Democratização do acesso à cultura e Participação Social;
Eixo 3 - Identidade, Patrimônio e Memória;
Eixo 4 - Diversidade Cultural e Transversalidades de Gênero, Raça e Acessibilidade na Política Cultural;
Eixo 5 - Economia Criativa, Trabalho, Renda e Sustentabilidade;
Eixo 6 - Direito às Artes e Linguagens Digitais.
Entre os delegados participantes está Fernando Pertuzzati, diretor de cultura do Município de Rodeio Bonito e presidente do Conselho dos Dirigentes de Cultura (CODIC) da Associação dos Municípios da Zona da Produção (AMZOP). Fernando destaca que a participação na Conferência Nacional é muito enriquecedora, juntamente com os demais representantes do Estado do Rio Grande do Sul, proporcionando novas experiências e um novo olhar voltado ao segmento cultural.
Entre os participantes da Conferência, além de gestores governamentais e dos delegados e delegadas que foram votadas para representar seus locais e seus territórios, estão os intelectuais e pessoas representativas que trazem histórias e memórias importantes, e os observadores, que são as pessoas que se inscreveram através do site do evento e poderão conferir as atividades de perto.
A 4ª CNC é realizada pelo Ministério da Cultura (MinC) e Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC), e co -realizada pela Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI). Além disso, conta com apoio da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso Brasil). O Festival da Cultura, que também integra a programação, é apresentado e patrocinado pelo Banco do Brasil, como realização do MinC e do CNPC, co-realização da OEI e apoio da Flacso Brasil.
Rodeio Bonito