SAMU Rodeio Bonito está entre as seis unidades reconhecidas no critério tempo-resposta no Rio Grande do Sul

Saúde - Terça-feira, 12 de Novembro de 2024


SAMU Rodeio Bonito está entre as seis unidades reconhecidas no critério tempo-resposta no Rio Grande do Sul

A unidade do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Rodeio Bonito recebeu na última semana um importante reconhecimento em Porto Alegre, integrando as 06 equipes destaques no critério Tempo-Resposta no Estado do Rio Grande do Sul. Além de Rodeio Bonito, também receberam este reconhecimento equipes de Bento Gonçalves, Carazinho, Novo Hamburgo, Três de Maio e São Luiz Gonzaga. Estiveram presentes na solenidade recebendo a certificação a secretária municipal de saúde de Rodeio Bonito, Janaína Conzatti de Pelegrin e o servidor do Samu, Ezequiel Moreira.

Na ocasião, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) recebeu a medalha da 56ª Legislatura, em homenagem aos 20 de atuação no Rio Grande do Sul. A honraria concedida pelo parlamento gaúcho foi entregue em uma solenidade realizada nesta quarta-feira (06/11) na Assembleia Legislativa, onde também foram homenageados servidores da Central de Regulação da Secretaria Estadual da Saúde (SES) e municípios bases, além de premiados os vencedores da Olimpíada do Samu, realizada em setembro.  

“É um dia de celebração de uma história construída por muitos e essa homenagem que recebemos hoje, por parte da Assembleia Legislativa, gostaríamos de dedicar a todas as bases do Samu no Estado”, ressaltou a secretária estadual da Saúde, Arita Bergman. A secretária também destacou a parceria com os gestores municipais e lembrou que o Governo do Estado coloca R$ 69 milhões anuais como custeio para a manutenção das equipes em todo o Rio Grande do Sul.  

“Ao longo dessas duas décadas, o Samu estadual construiu um legado de responsabilidade, respeito e ação heroica, sendo essencial na saúde pública”, reforçou a diretora do Departamento de Regulação Estadual, da SES, Suelen Arduim. Desde a Operação Verão de 2004/2005, quando o Samu/RS iniciou as atividades no Estado, o serviço já recebeu mais de 24 milhões de ligações, uma média de 2,4 mil ligações por dia.  

Atualmente, há 164 bases do Samu no Rio Grande do Sul, sendo 140 bases do Samu/RS, outras 23 das regionais de Pelotas, Caxias do Sul e Bagé e uma base do município de Porto Alegre. A cobertura no Estado, incluindo a regulação de Porto Alegre e as regionais, abrange 91% dos municípios e 94% da população gaúcha. 

A solenidade teve a participação do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Adolfo Brito, e dos deputados Neri, o Carteiro, que preside a Comissão de Saúde e Meio Ambiente do parlamento, e Issur Koch, coordenador da Frente Parlamentar em apoio aos profissionais do Samu. 

 

Edevaldo Stacke/Ascom Rodeio Bonito/RS - Com informações da SES/RS.  

Prefeitura Municipal


Rodeio Bonito