Profissionais da educação de Rodeio Bonito participam do Congresso Gaúcho TDAH TOD e TEA

Educação - Quarta-feira, 05 de Fevereiro de 2025


Profissionais da educação de Rodeio Bonito participam do Congresso Gaúcho TDAH TOD e TEA

Um grupo de profissionais da área da educação de Rodeio Bonito liderado pela secretária municipal de educação, cultura e desporto, Ana Alice Pires da Silva Stacke, participou do Congresso Gaúcho TDAH, TOD e TEA que reuniu mais de 20 especialistas, painelistas de renome nacional nos dias 01 e 02 de fevereiro, no Auditório Araújo Viana, em Porto Alegre. 

Entre os palestrantes o Dr. Thiago Castro, idealizador do evento, médico pediatra, com vasta experiência em transtornos do neurodesenvolvimento; a Dra. Angélica Ávila, neurologista infantil e referência em transtorno do espectro autista; Dra. Elizangila Leite, médica mestre em TEA; Dr. Marcone Oliveira, neurologista infantil com expertise em autismo e TDAH; Dra. Rochele Paz, neuropsicóloga referência em TEA e TDAH; Paula Frati, psicóloga especializada em neuropsicologia.

O evento foi uma oportunidade para profissionais das áreas de saúde e educação, familiares e estudantes ampliarem seus conhecimentos sobre o neurodesenvolvimento, em temas como TDAH, TOD e TEA, diretamente com especialistas de destaque e reuniu cerca de 3 mil participantes. TDAH é o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade, TOD é o Transtorno Opositor Desafiador e o TEA é Transtorno do Espectro Autista, todos sendo registrados de forma frequente nas escolas e com considerável aumento nos últimos anos.

Participaram do evento representando Rodeio Bonito, além da secretária de educação professora Ana Alice, a professora e diretora da EMEI Mundo da Criança, Danielly Oliveira a professora, Marceli Gambetta, a assistente social da educação, Fabiana Aparecida Jandrey e a terapeuta ocupacional, Carol Poncio.

“A participação em cursos, seminários e congressos que abordam estes temas é muito importante em virtude que o registro de transtornos de aprendizagem na educação infantil é feito por meio de observações e avaliações do comportamento e do desempenho acadêmico das crianças realizadas pelos professores e o objetivo é identificar precocemente sinais de transtornos e promover o desenvolvimento das habilidades dos estudantes”, destaca Ana Alice.

A secretária salienta ainda, que são os professores que observam o comportamento, a aprendizagem e a reação das crianças a novas situações, registram as observações por escrito, com fotos, vídeos e atividades das crianças, avaliando o desenvolvimento das habilidades dos alunos, por isso a importância do conhecimento sobre estas situações. A avaliação entre as participantes é de que o Congresso foi extremamente produtivo com a obtenção de várias experiências e aprendizagem para serem aplicadas na prática nas escolas do Município.

 

Edevaldo Stacke/Ascom Rodeio Bonito.

Prefeitura Municipal


Rodeio Bonito