Rodovia da Integração Mercosul. Assim já foi denominada a ERS-587, que liga os municípios de Rodeio Bonito, Trindade do Sul e Liberato Salzano – passando pelo distrito de Pinhalzinho Baixo –, e que deverá receber uma ligação asfáltica em uma extensão de 33,5 quilômetros. Os primeiros passos para essa importante demanda já foram dados, iniciando com a elaboração de um Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTA), que foi apresentado na tarde desta segunda-feira, 10, para lideranças regionais e representantes de entidades dos municípios, em um evento na sede do Cimau, em Rodeio Bonito.
Sendo o EVTA o primeiro projeto necessário para obras deste porte, com o apoio dos prefeitos dos três municípios que integram essa rodovia, o Consórcio Intermunicipal do Médio Alto Uruguai (Cimau) contratou a URI, de Frederico Westphalen, para realizar o estudo, que teve como coordenador o professor da universidade, engenheiro civil William Widmar Cadore.
Durante o evento desta tarde, Cadore explicou como o trabalho foi realizado, a análise feita quanto ao fluxo de veículos, bem como o traçado atual da rodovia e o que precisará ser mudado, principalmente em locais onde há riscos de transbordo do rio da Várzea, além de apresentar todos os aspectos técnicos, econômicos e ambientais, considerando fatores como custos de construção, operação e manutenção, projeções de receita, indicadores econômicos e impactos ambientais. “O objetivo, ao realizarmos esse estudo, é garantir que a intervenção proposta seja a melhor alternativa, tanto em termos de viabilidade financeira quanto de sustentabilidade. O desenvolvimento desta região passa por essa rodovia, por isso, é de extrema importância pavimentar”, disse o coordenador do projeto.
Entre as alternativas de viabilidade econômica para a execução da obra, Cadore apresentou que o estudo indica um custo de mais de R$ 77 milhões (R$ 77.524,165,58,00). “Essa é uma das alternativas mais viáveis que chegamos com o nosso estudo, agora é preciso que seja analisada pelas partes envolvidas”, acrescentou.
O prefeito de Rodeio Bonito, Paulo Duarte, destaca a importância desta obra para a região e salienta que a união das forças políticas e empresariais é fundamental para a conquista dos recursos necessários para o custeio da obra.
A estrada tem extensão de 33,5 quilômetros e atualmente, segundo o Estudo, 3.876 veículos trafegam pelo trecho toda semana. Para os engenheiros, chama a atenção o alto número de veículos pesados que passam pelo local.
Rodeio Bonito